Tags

, , , ,

Embarquei de São Paulo para uma conexão em Buenos Aires e depois seguir para a lindíssima El Calafate, na província de Santa Cruz na Argentina. Descendo do avião na pista do aeroporto já pude sentir os poderosos ventos patagônicos, um vento forte e gelado. Fui vestir meu casaco, que quase saiu voando, e desisti.

Chegando no hotel, fiz o check-in e fui marcar todos os passeios que queria fazer. Depois saí andando sem rumo pra conhecer a cidadezinha. Uma cidade encantadora! Ruas tranquilas, casinhas de madeira, algumas maiores, outras parecendo cabaninhas e um lago a perder de vista. O Lago Argentino, que tem quase 1500km² de área, tem uma cor meio azul esverdeada e não tem muita vida pois ele é um lago alimentado pelos vários glaciares da região patagônica.

Falando em glaciares, o meu primeiro passeio foi de barco no Lago Argentino, dentro do Parque Nacional dos Glaciares, percorrendo os três mais famosos. O Glaciar Upsala está em retrocesso, mas eu dei sorte que o caminho para ele não estava mais bloqueado pelos icebergs e pude ver, de longe, como ele é enorme! Pude ver também toda a beleza dos icebergs que se soltam desse glaciar.

Imagem

Alguns são azul claro, outros quase um  azul turquesa, outros mais branquinhos, mas todos são lindos!

Logo em seguida o barco passa pelo Glaciar Spegazzini e nesse vamos bem pertinho! Pra mim foi o glaciar mais bonito de todos. Do meio de uma montanha parece que vem caindo um rio congelado que para no lago e forma aquele paredão enorme de gelo. 90m de altura acima da água e mais 300m pra baixo! Coisa linda de se ver.

Imagem

Então o barco segue uma longa viagem, cerca de duas horas, para chegar ao famosíssimo Perito Moreno. Se você foi para Calafate, com certeza foi para ter o prazer de ver esse enorme paredão de gelo e, quem sabe, até ter a experiência de caminhar por ele.

Ele é o mais famoso e acho que um dos que mais impressiona pela extenção da sua “cara”. É um paredão de 5km de largura por 60m de altura. É gelo que não acaba mais! Do passeio de barco eu já fiquei impressionada, mas das passarelas (que vai ficar pra outro post) foi que eu fiquei chocada mesmo com a dimensão daquilo tudo. Saí desse passeio encantada com tamanha beleza e ansiosíssima pela minha caminhada no Perito Moreno!

Mas a caminhada fica pro próximo post!

Imagem

Um pedacinho do Perito Moreno e uma montanha linda atrás!

